Skip to content

CONHEÇA NOSSO

Blog

espero que Goste!

Confira as DICAS, BENEFÍCIOS E MUITO MAIS...

CANCÊR DE MAMA: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!

Este artigo foi escrito pela Fisioterapeuta Dermato-Funcional DRA. SAMARA CATIZANI, com o intuito de alertar e informar as mulheres na prevenção contra o câncer de mama.

O outubro? É rosa. Nas ruas, nas praças, nas redes sociais. Essa é uma campanha promovida pelo instituto nacional do câncer na prevenção do câncer de mama. É realmente necessário falar sobre isso, principalmente com você, mulher. Falar sobre o câncer de mama ajuda a aumentar a chance de enfrentar a doença.

O câncer é a principal causa de morte por doenças não transmitidas em todo o mundo e, por isso, é um importante problema de saúde pública tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.  No Brasil o Câncer de Mama é o tipo mais comum, só perdendo para o câncer de pele. É também, infelizmente, o que causa mais mortes. (Detecção precoce). É uma doença que ocorre por uma multiplicação de células anormais da mama que forma um tumor e pode atingir outros órgãos. Temos vários tipos de de câncer de mama e sua evolução vai depender de cada um, a maioria possui boa resposta ao tratamento, principalmente quando o diagnóstico ocorre desde o início.

O câncer de mama apresenta sinais e sintomas logo no início e, o quanto antes descoberto, conseguimos melhores resultado no tratamento. Ele é mais raro antes dos 35 anos, e vai crescendo rápido e progressivo de acordo com a idade. É descoberto principalmente entre 40 e 60 anos. Atualmente existem alguns dados que a doença vem atingindo um número maior de mulheres jovens. Mas você sabia que os homens também podem ter câncer de mama? É mais raro, mas podem ter, em média de 1% dos casos. (Fatores de risco)

Já ouviu a frase ‘’prevenir é o melhor remédio’’?  Com certeza sim, né? E se tratando de saúde não há nada melhor e mais eficaz do que a prevenção. Então  vamos conversar um porco mais sobre isso?

Você sabe quais os principais fatores de risco do câncer?

O câncer de mama possui causas diversas e o fato de ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Entre os fatores temos:

Ambientais:

  • Obesidade (um dos principais fatores de risco para várias doenças);
  • Sobrepeso principalmente após a menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição a radiações ionizantes.

Hormonais:

  • Primeira menarca antes dos 12 anos;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Parar de menstruar após os 55 anos;
  • Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de 5 anos.

Genéticos:

  • Histórico familiar;
  • Alteração genética.

Como reduzir os riscos do câncer de mama?

Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Mas por que a Terapia de Reposição Hormonal é um fator de risco?

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), principalmente a terapia combinada de estrogênio e progesterona, aumenta o risco do câncer de mama. O risco elevado de desenvolver a doença diminui progressivamente após a suspensão da TRH. A TRH é o uso de hormônios para aliviar os sintomas da menopausa, fase em que os ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona.

Agora que você já sabe tudo o que pode causar Câncer de Mama, é a hora de conhecer melhor o seu corpo! Essa também uma forma essencial para se prevenir.

Saiba quais são os principais sinais do câncer de mama:

  • Caroço (nódulo indolor);
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas.

As alterações podem ser investigadas o quanto antes, mas não entre em pânico: podem não ser o câncer de mama. Na presença de alguns sinais suspeitos procure o seu ginecologista ou um mastologista.

Mas eu não reparo muito! Como posso perceber os sinais e sintomas?

Primeiramente é fundamental para nós mulheres conhecer o nosso corpo. Temos que nos olhar sempre e nossas mamas são únicas. Além disso é um órgão de sexualidade muito importante para as mulheres, a partir do momento que nos conhecemos bem, conseguimos perceber as mudanças e ficar em alerta para um sinal ou sintoma. Apalpe as mamas no dia a dia para reconhecer as variações naturais ou alterações superficiais.

É essencial que você faça da mamografia um de seus exames de rotina. Saiba mais sobre ele:

É um exame clínico das mamas feito por uma médica ou enfermeira. Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos (pelo menos). A mamografia e exame clínico identificam alterações suspeitas. A confirmação do diagnóstico de câncer de mama é feita pelo exame histopatológico.

Quais os tratamentos para o câncer de mama?

Os tratamentos disponíveis para o câncer de mama hoje são a cirurgia de mastectomia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal. A indicação vai depender do tipo de câncer de mama e os fatores individuais de cada um. É muito importante que o paciente saiba sobre todos os tratamentos e os riscos de cada um.

Então atenção mulheres: faça o AUTOEXAME!

Se cuide, conheça o seu corpo, cuide da sua saúde! Assim, com qualquer alteração diagnosticada de forma precoce, a chance de se curar é muito maior. Por isso, faça o AUTOXAME de forma regular. Isso mesmo, faça você mesma! Mas atenção: isso não significa que você vai deixar de ir ao médico fazer a mamografia.

O autoexame não tem efeito adverso e possibilita a participação da mulher no controle de sua saúde, devendo ser realizado mensalmente, entre o sétimo e o décimo dia após a menstruação. Nesses dias, as mamas encontram-se indolores, menores e menos consistentes. Nos casos de climatério, histerectomia e amamentação, quando não há menstruação, deve-se realizar o exame mensalmente, sempre no mesmo dia, escolhido arbitrariamente.

Estamos com todas vocês na luta e prevenção contra o câncer de mama! Nossa batalha é continua e sim, podemos falar de forma alegre que, cuidando de vocês, estamos sim cuidando e colaborando com a saúde de todas.

Um beijo, Dra. Samara Catizani – Fisioterapeuta Dermato-Funcional da INTATOS.

 Compartilhar esta postagem

Sobre Nós

A CLÍNICA INTATOS ESTÉTICA AVANÇADA é um espaço dedicado a saúde do corpo e da mente para homens e mulheres, especializada em cuidados da beleza. A clínica dispõe de equipamentos de última geração, com novas tecnologias, aparelhos modernos e técnicas cada vez mais avançadas para melhor atendê-los. Possuímos o que há de melhor em tratamentos e profissionais especializados que estão sempre em constante aperfeiçoamento, alem dos melhores produtos para a sua pele.

CONFIRA NOSSOS

Tratamentos

FIQUE POR DENTRO E CONHEÇA TODOS OS NOSSOS TRATAMENTOS ESPECIALIZADOS! CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS… 

TEM DÚVIDAS?

Chame no WhatsApp!

TEM DÚVIDAS, QUER SABER MAIS SOBRE ALGUM TEMA OU INFORMAÇÃO, NOS CHAME NO WHATSAPP! CLIQUE ABAIXO E FALE CONOSCO… 

WhatsApp Online
1
Converse conosco agora!
Como posso te ajudar?